Bauxita
Os principais hidróxidos de alumínio achados em proporções variadas na bauxita são gibisita e os isômeros boemita e diásporo. A bauxita é classificada tipicamente de acordo com a aplicação comercial: abrasivo, cimento, químico, metalúrgico, refratário, etc.
A maior parte da extração mundial de bauxita (aproximadamente 85%) é usado como matéria-prima para a fabricação de alumina, por lixívie cáustico químico, método conhecido como processo de Bayer. Subseqüentemente, a maioria da alumina produzida deste processo de refinamento é, por sua vez, empregada como o matéria-prima para a produção de alumínio metálico pela redução eletrolítica da alumina em um banho de criolita natural ou sintética fundida (Na3AlF6), método conhecido como processo Hall-Heroult.
Bauxita é a matéria-prima mais usada na produção de alumina em escala comercial. Outras matérias-primas, como anortosito, alunita, rejeitos de carvão, e óleo de xisto, oferecem fontes potenciais adicionais de alumina. Embora requereria plantas novas que usam tecnologia nova, a alumina destes materiais não-bauxiticos poderia satisfazer a demanda para metal primário, refractários, substâncias químicas de alumínio, e abrasivos. Mulita sintética, produzida de cianita e silimanita, substitutos para refratários bauxiticos. Embora mais caros, carbeto de silício e alumina-zirconia substituem abrasivos bauxiticos.
A bauxita é usada principalmente para a produção de alumínio,mas de acordo com a aplicação comercial,pode ser usada como: abrasivo, cimento, químico, metalúrgico, refratário,e outros!
O minério de bauxita é amplamente utilizado na fabricação de materiais refratários, sendo que o mesmo possui um alto teor de alumina e baixo teor de