Usinagem plástico
• O plástico é um péssimo condutor de calor e portanto o calor produzido no atrito das ferramentas com o plástico durante a usinagem será dissipado com lentidão.
• A dilatação térmica dos plásticos é muito alta, o que pode provocar uma medida fora da especificada na furação. Após o resfriamento do material, os furos podem ficar de 0,05 a 0,1mm menores do q. a broca utilizada.
• Os plásticos são sensíveis a entalhes.
• Os plásticos possuem via de regra menor rigidez que os metais, por isso as forças de corte necessárias são também menores. Precisamos tomar a precaução de utilizar ferramentas sempre muito bem afiadas e utilizar um eficiente sistema de retirada dos cavacos. Use preferencialmente ferramentas com um ângulo de saída de zero ou ligeiramente negativo, a fim de que consigamos um bom acabamento. Pode-se usar as mesmas ferramentas que são utilizadas na usinagem do aço, mas no caso de materiais carregados com fibra de vidro é aconselhável utilizar ferramentas carbonetadas. Uma baixa velocidade de usinagem com ferramentas afiadas resultarão em peças mecanizadas livres de tensão. Não utilize ferramentas que já foram usadas na usinagem de metais