Tecnologia Mecanica
Obtenção: Inventada em 1839 pelo americano Charles Goodyear, a vulcanização permitiu a obtenção da borracha de alta resistência usada nos pneus dos veículos automotores.
Características: Vulcanização é o processo químico destinado a melhorar as propriedades físicas da borracha natural ou sintética. A borracha acabada adquire, assim, maior força tênsil e resistência à dilatação e à abrasão, e torna-se elástica a uma variedade maior de temperaturas. A forma mais simples de provocar a vulcanização consiste em aquecer a borracha com enxofre.
Composição: Composição Química aproximada da borracha bruta:
Hidrocarbonetos de borracha ---------------- ~ 93,7%
Proteínas ------------------------------------------- ~ 2,2%
Carbohidratos ------------------------------------- ~ 0,4%
Lipídios naturais ---------------------------------- ~ 2,4%
Glicolipídios e Fosfolipídios ------------------- ~ 1,0%
Materiais inorgânicos ---------------------------- ~ 0,2%
Outros ------------------------------------------------ ~ 0,1%
Aplição: A borracha l é hoje uma importante matéria-prima, essencial para a manufatura de mais de 40.000 produtos para as mais diversas aplicações, que vão das modestas borrachas para apagar escritos (uma das suas mais antigas aplicações), aos cabos elétricos, às luvas, aos fios de tecidos impermeáveis, aos pneumáticos etc.
Reciclagem: No processo de reciclagem do pneu é necessário separar a borracha dos demais componentes por meio de cortes que posteriormente submete a borracha à purificação em peneiras. Cada lasca cortada é moída e posta em processo de digestão em vapor d’ água com produtos químicos capazes de desvulcanizar a borracha usando bases e os óleos minerais.
Em comparação à borracha original, a borracha reciclada possui características físicas inferiores, serve para a fabricação de cobertura de áreas de lazer e quadras de esporte, fabricação de tapetes de automóveis, solados de sapatos, colas, câmaras de ar, material de