usinagem a laser
O que é o Laser:
• Os lasers encontram hoje campos de aplicação em diversos setores, como nas telecomunicações, nos consultórios médicos e de dentistas, nos computadores, nos aparelhos de som, nos leitores de códigos de barras nos supermercados e outros. No início, porém, não era assim. Quando foi descoberto – na década de 1960 – precisava de especialistas para operá-lo.
• O laser do inglês ”Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation”, é um feixe de luz de alta potência e coerência transversal (qualidade espacial), focalizado e posicionado precisamente com velocidade de varredura controlada.
• Existem vários tipos diferentes de lasers usados atualmente e está surgindo novos o tempo todo. Alguns dos mais populares são os de Argônio, Hélio-Cadmio, YAG/Nd, CO2 e os novos diodos laser de estado sólido. O mais comumente utilizado em usinagem é o de YAG/Nd.
Os processos de usinagem convencionais removem material por formação de cavaco, abrasão ou microusinagem. Existem situações onde estes processos não são adequados, econômicos ou viáveis, pelas seguintes razões:
Dureza e resistência do material elevadas (acima de 400 HB) ou o material é muito frágil.
A peça é muito flexível, ou delicada para resistir as forças de usinagem, ou as peças são de difícil fixação.
A forma da peça é complexa, incluindo características externas e internas ou furos de pequeno diâmetro em bicos injetores de combustível.
Requisitos de acabamento superficial e tolerância dimensional são mais rigorosos. Aquecimento e tensões residuais na peça não são desejados ou permitidos.
Estas necessidades levaram ao desenvolvimento de outros métodos de remoção de material baseados em processos químicos, elétricos, laser, e outros. Com início nos anos 1940, estes métodos avançados, que no passado foram chamados de não tradicionais ou não convencionais, são apresentados na tabela. Quando selecionados e aplicados