Inconsciente e o recalcado
(O inconsciente e o recalcado)
Estes processos psíquicos permanecem ativos sem atingir, contudo a consciência do interessado, do que a palavra inconsciente.
Conforme Freud [...] Inconsciente é o conceito mais geral, recalcado o mais particular. Tudo o que é recalcado é inconsciente mas não podemos afirmar que tudo o que é inconsciente seja recalcado.
Gradiva, afirma, [...] Que o inconsciente é um termo puramente descritivo e indefinido, em muitos aspectos; é, por assim dizer, um termo estático; enquanto recalcado é um termo que leva em conta o jogo das forças psíquicas e exprime o fato de todos os efeitos psíquicos terem a aspiração de manifestar-se, entre outros os do devir consciente; mas este termo implica igualmente a existência de uma força antagônica, de uma resistência oporia a uma parte dessas reações psíquicas- entre as quais, e ainda uma vez, o devir consciente e teria força para travá-las. A característica do recalcado consiste, com efeito, em que, apesar da sua intensidade, ele não pode atingir a consciência.
Vamos definir o recalcamento de duas maneiras, primeiramente pode acontecer que um élan pulsional se choque com resistências que tendem a privá-lo da sua eficácia. Em certa condições [...] essa pulsão entra, então em estado de recalcamento. Se se tratasse da ação de uma excitação exterior, a fuga constituiria evidentemente uma solução apropriada. No caso da pulsão, qualquer tentativa de fuga está condenada ao insucesso, porque o ego não pode fugir de si mesmo. Um dia, mais tarde,será um juízo reprovador ( uma condenação) que fornecerá a arma eficaz contra o élan pulsional. O recalcamento constitui o grau preliminar da condenação,um meio termo entre a fuga e a condenação. É só lermos Metapsicologia, p. 76, que nos ajudará a compreendermos melhor.
Outro conceito que podemos compreendermos melhor o recalcamento é o seguinte, o recalcamento é uma espécie de esquecimento que se distingue dos outros pela dificuldade com a