Question Rio Sobre Recalque
1 Por que o recalque foi considerado por Freud primeiro como um mecanismo de defesa? Por que Freud encara o recalcamento como um processo pelo qual o consciente rejeita para fora de si todos os pensamentos ou atos de moral na sociedade condenados pela consciência.
2 Como Freud avançou quanto a essa concepção de defesa do recalque? Para que haja recalque é necessário que haja uma distinção entre inconsciente e conscientes como diferentes sistemas psíquicos. A essência do recalque consiste em retirar algo da consciência e mantê-lo afastado dela. Então o recalque, diferentemente de uma simples defesa do Eu, passa a ser a operação psíquica que distingue esses dois sistemas, respondendo (o recalque) pelo modo de ser no conteúdo inconsciente. O recalcamento é considerado um processo universal, faz parte das defesas criadas pelo psiquismo para lidar com os conflitos e proteger o eu das exigências das pulsões.
3 Em linhas gerais, quais as principais diferenças entre o recalque primário e o recalque secundário? No recalque primário ocorre as primeiras experiências inscritas no inconsciente sem significação idêntica, é o que irá dar sustentação ao recalque secundário. O recalque secundário ocorre por oposição ao recalque originário - processo que pressupõe a propõe a divisão do psiquismo. Tem o objetivo impedir que as representações inconscientes tenham acesso ao Consciente. Incide sobre a representação da pulsão e não sobre ela mesma, ou seja, incide sobre a ideia e não sobre o afeto.
4 Quais são as três fases do processo de recalcamento. Comente brevemente cada uma delas e explique com suas palavras como acontece esse processo como um todo.
O recalque primário, ou originário são as primeiras experiências inscritas no inconsciente sem significação correspondente. É o que irá dar sustentação ao recalque secundário.
O recalque secundário ou propriamente dito ocorre por oposição ao recalque primário e tem a função de impedir que as