Inconsciente Topográfico
Fala-se corretamente de duas teorias tópicas freudianas. Neste momento, importa apenas a primeira, onde Freud divide o aparelho psíquico em Inconsciente (Ics), Pré-consciente (Pcs) e Consciente (Cs).
Deve-se entender por tópico aquilo que é relativo a lugar psíquico, lembrando que lugar psíquico não se refere a parte anatômica do cérebro, e sim a uma configuração onde diferentes configurações neuronais se excitam, se integram e interagem.
Um ato psíquico passa por duas fases, entre as quais se interpõe uma censura. Nas palavras de Freud: "Na primeira fase, o ato psíquico é inconsciente e pertence ao sistema Ics; se no teste for rejeitado pela censura não terá permissão de passar à segunda fase; diz-se então que foi recalcado, devendo permanecer inconsciente. Se, porém, passar por esse teste, entrará na segunda fase e, subseqüentemente, pertencerá ao segundo sistema, que chamaremos sistema Cs." (Freud, 1915: 178 ).
Nesta segunda fase, o ato psíquico ainda não é consciente, embora seja capaz de se tornar. E esta capacidade de se tornar Consciente dá ao ato psíquico a qualidade de Pré-consciente.
Para facilitar o entendimento, Gabbard (1994) cita um exemplo. Segundo ele, o pré-consciente pode ser ativado quando o indivíduo tenta-se lembrar uma professora do início da vida escolar. A memória sobre ela não está consciente, o indivíduo não pensa nela com frequência, mas, se for instruído a fazê-lo, terá acesso a este conteúdo. Já o inconsciente pode ser visto no desejo de matar um irmão menor, por haver perdido o lugar de único filho na família. Como este desejo possui um conteúdo inaceitável pelas regras sociais e morais, o mesmo é reprimido e colocado no inconsciente.
INCONSCIENTE (ICS) – PRÉ-CONSCIENTE (PCS) – CONSCIENTE (CS)
O Inconsciente (Ics)
Tomado como adjetivo, corresponde ao que não é encontrado presente no campo da consciência.
No sentido tópico, designa um dos sistemas definidos por Freud no