Usinagem corte laser
Dentre os diversos processos de usinagem com sistemas automatizados, o corte a laser merece destaque, pois utiliza a luz como ferramenta de corte. No presente trabalho, mostraremos de forma compacta os principais tópicos deste sistema que tem ganhado, cada Vaz mais, importância na indústria.
1.2. Quando surgiu
O principio de funcionamento do laser foi previsto por Einstein, em 1916, com o uso da lei de Planck. Em 1953, cientistas americanos desenvolveram o maser, que consiste na liberação de microondas. Aprimorando esses princípios, mais tarde, dois russos, Nikolai Basov e Aleksander Prokhorov descobriram como emitir o raio em uma freqüência visível, surgindo assim o laser, e dando abertura para inúmeras aplicações, sendo uma delas a usinagem a laser.
1.3.O que é o laser
A sigla Laser, significa amplificação da luz por emissão estimulada de radiação. O meio em que a emissão ocorre pode ser sólido, ou gasoso. Comumente se utiliza o rubi como meio solido e o Co 2 como meio gasoso. Na industria de usinagem a Laser, o tipo mais utilizado é o de Co2, por apresentarem elevada potencia de corte, chegando na ordem de alguns kW, embora se utilize também o de Nd e de flúor e cloro.
1.4.Principio de funcionamento
Qualquer átomo pode ser estimulado por uma fonte externa de energia. No laser o que ocorre é exatamente isso. É utilizada uma fonte de energia, no caso, um diodo de laser para meio solido, ou um anodo e um catodo para meio gasoso. A fonte de energia excita o meio, fazendo com que cada vez que um elétron volte para o nível anterior, emita um fóton de luz. Esses fótons emitidos, oscilam de um espelho 100 % refletivo de um lado para outro 99 % refletivo e 1 % translúcido, observe a disposição dos espelhos na figura abaixo. O que ocorre, é que fótons de luz são direcionados pelo espelho semi refletivo, liberando assim o feixe laser, que por sua vez é colimado, ou seja, é concentrado.
Figura 1: representação esquemática da câmara de