usinagem
Desde os primórdios o homem busca na utilização de recursos naturais meios para satisfazer as suas necessidades. Dentre os recursos naturais em maior abundância, a água, utilizada no processo de usinagem por jato d’água, tem-se mostrado uma grande aliada nessa busca.
Dentre os diversos processos de usinagem com sistemas automatizados, o corte a laser merece destaque, pois utiliza a luz como ferramenta de corte.
No presente trabalho, mostraremos de forma compacta os principais tópicos destes dois sistemas que tem ganhado, cada vez mais, importância na indústria.
OBJETIVO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os principais conceitos e aplicações da usinagem por jato d’água (com e sem abrasivos), e da usinagem à laser, suas vantagens desvantagens e quando se deve utilizar uma ou a outra.
METODOLOGIA
Para a elaboração desse trabalho pesquisas foram realizadas na internet sobre o assunto e também o material disponibilizado pelo professor foi de grande importância para um bom entendimento sobre os dois processos de usinagem.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
1-Usinagem com Jato d’água:
A idéia de corte com água é tão antiga quanto o ditado popular “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, pois esta moderna tecnologia de corte foi iniciada pelo Dr. Norman C. Franz que adquiriu a primeira patente de corte por jato de água em alta pressão em 1968. Norman era engenheiro florestal e buscando novas maneiras de cortar toras de madeira estudou a água em alta pressão como ferramenta de corte, criando mais tarde e patenteando o “corte por jato de água”.
No início dos anos 70, dando continuidade a idéia de Norman C. Franz, Dr. Olsen deixou a Boeing (indústria aeroespacial), e iniciou uma parceria com a empresa Flow Research na área de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia de usinagem por jato de água, projetando ainda no inicio da década de 70 a primeira bomba de ultra pressão, sendo o primeiro sistema de