Usinagem Por Laser
O nome laser é uma abreviatura de ‘’Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation’’ traduzindo ‘’ amplificação da luz através da emissão estimulada de radiação’’. O princípio de funcionamento do laser foi previsto por Einstein, no século XX, com o uso da lei de Planck. Aprimorando esses princípios, mais tarde, dois russos, Nikolai Basov e Aleksander Prokhorov descobriram como emitir o raio em uma frequência visível, surgindo assim o laser, e dando abertura para inúmeras aplicações, sendo uma delas a usinagem a laser.
O princípio de funcionamento é o átomo estimulado por uma fonte externa, fazendo com que cada vez que um elétron volte para o nível anterior, emita um fóton de luz.
Os tipos de lasers mais utilizados nas industrias são laser de Co² e laser YAG. O Co² torna o corte a laser versátil, pois ele pode trabalhar materiais metálicos e não metálicos com alta velocidade e facilidade de controle. O YAG é diferente dos outros lasers, a energia não é passada por meio de eletrodos, Este tipo de laser é utilizado em cortes, furações de precisão e gravações.
Importância na usinagem, Muitas vezes, determinados tipos de cortes são muito caros com processos de usinagem convencionais ou mesmo impossíveis de serem realizados. Com a usinagem a laser pode se obter cortes com altos níveis de complexidade e Relativa rapidez.
As vantagens dessa operação, podem oferecer mais segurança pois não há interação direta com homem e relativamente maior precisão devida não estar sujeita a erros humanos.
As desvantagens são, a espessura do material a ser cortado deve ser exata. O custo inicial do equipamento é extremamente elevado. Ha certa dificuldade de corte de materiais que refletem muito a luz, como o alumino e o cobre, não permitindo o corte de peças muito espessas e o alto consumo de energia.
As aplicações dessa operação, é utilizada em grande escala na produção de chapas para as indústrias automobilísticas, transportes, agrícolas e implementos. O