administraçao e logistica
ATPS – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
SANTO ANDRÉ
2014
FACULDADE ANHANGUERA
ATPS – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
NOMES:
Trabalho apresentado a Faculdade Anhanguera – Santo André. Gestão Hospitalar.
Professora orientadora: Nilza FaveroSANTO ANDRÉ
2014
ATPS – GESTÃO HOSPITALAR
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSCTICA
Resenha: A utilização de indicadores de desempenho no setor de suprimentos hospitalares. PONTES, André Teixeira, 2008. O autor considera o setor hospitalar como o de mais complexidade para gestão. Faz uma referência a sua complexidade tão intensa que só perde à nível de complexidade para o setor da indústria espacial. Sendo que nesse sentido o grande desafio do administrador hospitalar encontra-se em gerenciar esta complexidade, criando estratégias de redução de custos possibilitando viabilização a clientes, fornecedores e acionistas. Na gestão hospitalar exige a necessidade de garantir a obtenção de resultados financeiros possibilitando assim a sua própria sustentabilidade e a satisfação dos clientes.
Para Pontes, 2008, dois fatores levaram muitos hospitais a crises são eles: forte regulamentação e como fator principal aponta também a falta de uma gestão profissional.
É necessário à implantação de estratégias para obtenção de retorno financeiro e redução ou contenção de custos. Nesse sentido o uso de indicadores de desempenhos, como ferramenta implantada nos setores, principalmente nos relacionados a suprimento hospitalares, se torna um aliado ao administrador no processo de melhoria da qualidade e da competitividade e principalmente redução de custos. Através da criação de logística hospitalar, que possibilita viabilizar a forma de traçar metas e alcançar objetivos. Pontes, 2008, destacou que o setor de suprimentos e materiais e medicamentos de uma instituição hospitalar afeta diretamente a qualidade do atendimento. Gerando, portanto impacto no resultado técnico e financeiro da instituição. O