Projeto detalhado
Etapas do Projeto
Os projetos para a construção, complementação, reforma ou ampliação de uma edificação ou conjunto de edificações serão normalmente elaborados em três etapas sucessivas.
Estudo Preliminar
É um croqui do projeto. Cabe ao cliente dizer os objetivos que pretende atingir com sua construção, fornecer um programa ou lista de necessidades, fixar o tempo que gastará para construir e o custo máximo para a obra. A partir da localização do terreno (lote, quadra e bairro), faz-se a consulta prévia na prefeitura, que é um documento obrigatório para aprovação de projetos. Este documento fornece os parâmetros mínimos recomendados pela prefeitura, como: recuos, altura máxima da edificação, taxa de ocupação, coeficiente de aproveitamento.
Projeto Básico
Conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para caracterizar os serviços e obras objeto da licitação, elaborado com base no Estudo Preliminar, e que apresente o detalhamento necessário para a perfeita definição e quantificação dos materiais, equipamentos e serviços relativos ao empreendimento.
Projeto Detalhado
O projeto detalhado deve apresentar, de forma clara, todos os elementos necessários à realização do empreendimento com o maior número de detalhes possível de todas as etapas da obra.
Ele contém as peças gráficas, os memoriais descritivos e os de cálculo, as planilhas orçamentárias, o cronograma físico-financeiro e será representado graficamente por desenhos de plantas, cortes, fachadas e ampliações de áreas molhadas ou especiais.
Normas e práticas complementares
• Normas da ABNT e do INMETRO; • Códigos, Leis, Decretos, Portarias; • Normas Federais, Estaduais e Municipais; • Normas de concessionárias (telefonia, energia elétrica, saneamento etc.) e do Corpo de Bombeiros; • Instruções e Resoluções dos Órgãos do Sistema CREA-CONFEA e IPHAN. • Proteção sanitária e do meio ambiente,
Custo
Embora o projeto executivo possibilite maior