Resumo do capitulo oito (projeto detalhado)
RESUMO DO CAPITULO OITO (PROJETO DETALHADO)
O projeto detalhado tem como desenvolver e finalizar a todas as especificações do produto, para então serem encaminhados à manufatura e a outras fases do desenvolvimento.
Primeiro é importante discutir a integração desta fase com a anterior, o projeto conceitual, como mostrará no quadro 8.1.
Quadro 8.1 Integração do Projeto Detalhado com o Projeto Conceitual.
Nesta fase de projeto conceitual, são realizados desdobramentos sucessivos dos sistemas em subsistemas, depois em componentes, os quais são associados aos processos de fabricação, documentados no plano de processo macro, a partir da analise de clientes. É realizado um processo de top down (de cima para baixo – do produto final para os componentes) de raciocínio para definição desses elementos. Pode acontecer a primeira integração física entre os SSCs, caso algum protótipo tenha sido produzido e testado no projeto conceitual. Na figura 8.1 (repare na direção das flechas). No processo detalhado acontece outro processo contrario bottom up (de baixo para cima – dos componentes para o produto final), onde são integrados os componentes, subsistemas, sistemas, sucessivamente, até o produto final. Um produto integrado deve conter as tolerâncias de seus parâmetros e especificações criticas dentro da faixa de valores que atenda aos clientes e todas as especificações-metas da fase de projeto informacional. Os SSCs são definidos e desdobrados para atender os requisitos, depois são integrados e o todo é avaliado. Como as duas barras superiores da figura 8.1 indicam, existe uma superposição entre o projeto conceitual e o projeto detalhado. Na fase de projeto conceitual, podem ser realizados todos os desdobramentos dos itens do produto. Já no projeto detalhado, pode ser realizados por parte do desdobramento, dependendo do grau de novidade e complexidade do produto para a empresa. Existem atividades do