Reações Químicas
Laboratório de Química- 26 de fevereiro de 2014
Experiência 2: Reações Químicas
INTRODUÇÃO
As transformações da matéria são classificadas em físicas e químicas. Transformações físicas não alteram a composição das substâncias, são reversíveis. As mudanças de estado são exemplos deste tipo de transformação. O ferro fundido, por exemplo, ainda é ferro. A água em forma de gelo ainda é água, mas no estado sólido.
H2O (s) H2O(l)
Nas transformações químicas ocorre uma transformação na composição da substância. A exposição de um prego de ferro ao ar livre e à chuva causa uma transformação química, pois o ferro é combinado quimicamente ao oxigênio e á água presente na atmosfera. Com uma exposição longa, o ferro desaparece e se transforma em outras substâncias entre elas a ferrugem. As transformações químicas são denominadas reações químicas.
C6H12O6 + 6 O2 6CO2 + 6H2O + ATP
As reações químicas estão relacionadas à presença de evidências que permitem diferenciar o estado final quando comparado ao estado inicial do sistema. As evidências podem envolver um ou mais dos seguintes fenômenos: formação de gases, mudança de cor, formação de precipitado, liberação ou absorção de energia, na forma de calor (reação exotérmica e endotérmica), liberação de eletricidade ou luz.
Na química inorgânica podem-se classificar quatro tipos de reações:
1) Reação de síntese ou adição: São reações onde substâncias se unem e formam uma nova substância.
A+B AB
CaO(s) + H2O(l) Ca(OH)2 (aq)
2) Reações de análise ou decomposição: São reações onde os reagentes dão origem a produtos mais simples que ele.
AB A+B
2HgO(s) 2Hg(l) + O2(g)
3) Reações de deslocamento ou simples: ocorre uma troca de posições das substâncias de acordo com a que tiver uma ligação mais forte.
AB+C A+CB
Cu(s)+ AgNO3 (aq)