Srviço social e filosofia
Por paulo bertone
Inaugurado em 1944, no bairro da Lapa, no antigo Distrito Federal, o HEMORIO teve como origem o primeiro Banco de Sangue Público do país. Desde sua inauguração apresentou características de Hemocentro, uma vez que distribuía sangue para os hospitais de emergência. Doze anos depois, através da implantação de um Serviço de Hematologia ligado ao antigo Banco de Sangue, originou-se o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti. Em 1969 foi inaugurada, na rua Frei Caneca, a atual sede.
O HEMORIO possui valores como ética, compromisso, humanização, equipe, profissionalismo, capacitação e qualidade, isto tudo além de estar sempre em busca da excelência em seus serviços prestados à população há mais de 60 anos. Sempre estimulando seus profissionais e voluntários a abraçarem a causa com muita motivação e amor. O resultado é o reconhecimento nacional e internacional que a Instituição tem.
”Na verdade, esse ano completo 31 anos de HEMORIO, onde ingressei como médica recém formada para fazer um curso de pós-graduação. Apaixonei-me pela Instituição e hoje posso dizer que minha vida profissional esteve sempre intimamente ligada ao HEMORIO, onde aprendi e ensinei”.
Com essas e outras palavras, a Diretora Geral há 11 anos do HEMORIO Kátia Motta nos conta em entrevista exclusiva ao portal www.saude.com.br, um pouco sobre seu trabalho realizado na instituição e os desafios encontrados e superados até hoje, com muita dedicação e amor junto à toda sua equipe.
1) O HEMORIO completou 60 anos no final do ano passado. Quais eram as dificuldades do passado e que foram superadas ao longo dessas seis décadas?
O HEMORIO foi o primeiro banco de sangue público do país. O desafio que enfrentou em 1944 ao ser fundado continua atual: manter os estoques de sangue na quantidade necessária às demandas da população e oferecer o máximo de segurança transfusional permitida pela