Serviço social
Este trabalho abordará o Serviço Social desde os princípios. A profissão surge no final do século XIX ,em 1898,na cidade de Nova York, Estados Unidos.Com a ascensão da sociedade burguesa com o aparecimento das classes sociais,a burguesia – classe social dominante – necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exercia um certo controle sobre os proletários.No momento ,não existia uma metodologia ou uma teoria da profissão ou como era a mesma.
O assistente social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervanção investigativa,através da pesquisa e análise da realidade social,atua na formulação,execução e avaliação de serviços,progranmas e políticas sociais que visam a preservação ,defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Hoje, o Serviço Social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões da questão social.Tem contribuições da sociologia, psicologia, economia, ciência política, filosofia, antropologia e pedagogia.
Mas no Brasil é por volta de 1936,quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país,como parte das estratégias do Estado,para atender às demandas da questão social, via execução direta das polícas sociais.A emergência da profissão encontra-se relacionada também à articulação dos poderes dominantes – burguesia industrial, Igreja Católica e Estado – à época, com o objetivo de controlar as insatisfações e pauperismo populares, advindos da relação capital X trabalho.
Com o passar do tempo, a profissão foi se esturturando,chagando hoje a uma profissão com teorias ,metodologias.Atualmente o serviço social se tornou uma profissão interventiva, que busca diminuir as disparidades sociais.
2- Desenvolvimento
Desde a antiguidade já havia discussões sobre caridade, ajuda e solidariedade, onde caridade é um tipo de ajuda cristã – ato de dar - ajuda é