Hormônios
* Vasopressina ou Hormônio Antidiurético (ADH): Controla a taxa de excreção de água na urina, ajudando assim a controlar a quantidade de água nos líquidos do organismo. O nome vasopressina é dado, devido a sua capacidade de aumentar a pressão arterial em virtude do efeito vasoconstritivo. A vasopressina em excesso pode induzir hiponatremia e intoxicação hídrica, enquanto a deficiência de vasopressina produz poliúria e polidipsia secundária. Se a ingesta de água não acompanha a perda de água, o paciente torna-se hipematrêmico e delirante. Estudos demonstraram que 3-5% de pacientes mentais crônicos têm níveis elevados de vasopressina.
* Ocitocina: É um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na hipófise posterior, e tem a função de promover as contrações musculares uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação. O parto pode ser induzido através do hormônio ocitocina sintético, que, administrado por via endovenosa (juntamente com soro), tem por finalidade levar o útero a contrações curtas e regulares para que ocorram o apagamento e a dilatação do colo uterino. É importante fazer o controle de gotejamento do soro, pois a ocitocina em excesso pode levar à rotura uterina.
Hormônio da Hipófise Intermédia
Em peixes, anfíbios e répteis, a hipófise intermédia secreta a intermedina ou hormônio estimulante dos melanócitos (MSH) que dispersa o pigmento dos cromatóforos, alterando a cor da pele.
Hormônios da Hipófise Anterior: Produz hormônio de crescimento, (TSH), (ACTH) e gonadotróficos.
* Hormônio Somatotrófico: O hormônio de crescimento é importante na indução e na regulação do crescimento dos vertebrados. A deficiência desse hormônio (hipossomatotrofismo) desde a infância leva o aparecimento do nanismo. O excesso do hormônio induz ao gigantismo.
* Hormônio