O que é psicologia social
PSICOLOGIA SOCIAL
COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS
Os outros
Todo ser humano necessita de outras pessoas para sobreviver, precisa viver em grupo. A sociedade tem um modelo padrão que considera certo, com normas que supostamente o indivíduo deve seguir.
Nosso modo de agir e determinado pelo grupo social ao qual pertencemos.
A identidade social
É quem somos, como nos definimos, tanto psicologicamente quanto fisicamente dentro da sociedade.
As características peculiares foram aprendidas em convívio com os grupos e nos diferenciam dos outros indivíduos.
Consciência de si
O indivíduo compreende que ele é fruto de relações sociais e que deve seguir papéis influenciado pela sociedade, e que os outros esperam que sejam cumpridos, criando assim a ilusão de que esta seguindo as normas, assim ele se sente livre e com sensação de estar fazendo a coisa certa.
Nossa história de vida e determinada pelas condições históricas do nosso grupo social e pelos papéis que aprendemos a desempenhar, tudo se encaixa para estarmos dentro do padrão da sociedade. Quando entendermos as razões históricas de nossa sociedade e nosso grupo e porque agimos dessa forma, que teremos consciência de quem somos.
COMO APREENDEMOS O MUNDO QUE NOS CERCA
A linguagem
A linguagem se desenvolveu como forma de sobrevivência dos seres humanos;
Ela não se refere apenas ao ato de falar, Skinner definiu o comportamento verbal como sendo todo aquele comportamento reforçado através da mediação de outras pessoas, além do falar o escrever, os sinais, gestos, códigos Morse e até os rituais. A linguagem surge para transmitir ao outro um resultado, os detalhes de uma atividade ou da relação de uma ação ou conseqüência.
A HISTÓRIA VIA FAMÍLIA E ESCOLA
A família
É o grupo necessário para garantir a sobrevivência do indivíduo e por isto mesmo tende a ser vista como natural e universal na sua função de reprodução dos homens. A instituição familiar é, em qualquer sociedade