História e cobertura do futebol – o rei dos esportes
Fabrício José Medeiros
Prof. Celso Dario Unzelte
Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes – LFG
Jornalismo Esportivo – Turma 08
Julho de 2011
1. INTRODUÇÃO
A rápida popularização do futebol já nas primeiras décadas do século XX acabou por tornar o esporte o mais internacional de todos os esportes de massa. Nenhum outro mobiliza tantos fãs em tão grande número de países. Embora curiosamente ele não tenha alcançado popularidade justamente na maior potência econômica mundial, os Estados Unidos, sua hegemonia como esporte de massa no planeta é incontestável e tornou-se veículo para bilhões de dólares, tanto na forma de negócios diretos com clubes e jogadores, que são os artistas, quanto no marketing que o envolve.
2. MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA NO FUTEBOL MUNDIAL
Certamente, ao se falar em futebol, no que tange a finanças, a Europa se consolida como grande concentradora de riquezas. Países como Inglaterra e Espanha, a cada temporada que passa, dividem o topo dos rankings quando se trata de movimentação financeira, seguidos por Itália, Alemanha, França e demais países com menor prestígio, mas com consideráveis receitas alcançadas por seus clubes em suas ligas. Hoje, fala-se inclusive da possibilidade de criação do “fair play financeiro”, mecanismo este que causaria uma reviravolta no mercado do futebol mundial, o que poderia proporcionar a redução do poderio financeiro dos clubes mais ricos do mundo, abrindo espaço para os emergentes mercados da Rússia, Portugal e Catar. O Brasil, embora seja grande exportador de talentos, ainda encontra-se em posição muito inferior aos grandes centros, mesmo com a crise financeira que assola a Europa.
3. CLUBES MAIS RICOS DO MUNDO EM 2011 E SUAS FONTES DE RECEITAS
Para se apontar qual é o clube de futebol mais rico do mundo, vários estudos são realizados e por diversas instituições, levando-se em conta critérios alusivos ao patrimônio