Reação de oxirredução
Reação de oxirredução
Reações de oxirredução são reações químicas onde ocorrem transferências de Elétrons entre duas espécies químicas.
Numa reação de oxiredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.
A perda de elétrons é chamada de oxidação e o ganho de elétrons é chamado de redução. Na oxidação, o número de oxidação (Nox) do elemento aumenta (pois ele perde elétrons). Na redução, o número de oxidação (Nox) se reduz (pois o elemento ganha elétrons).
Essas conclusões são válidas quando estão envolvidos apenas íons simples. É o caso do nosso exemplo. Na maior parte das vezes, a modificação do número de oxidação não se deve a uma transferência de elétrons, mas sim a uma modificação na estrutura das substâncias. Veja, por exemplo, o caso da reação:
Nesse caso, apesar de a variação do número de oxidação ocorrer como conseqüência de modificações estruturais, é prático considerar que houve “ganho” e “perda” de elétrons.
-------------------------------------------------
Redutores e oxidantes * Agente oxidante é o responsável por causar a oxidação de um dos compostos da reação, esse agente oxidante possui o elemento que vai ganhar elétrons, ou seja, sofrerá redução. * Agente redutor é a subtância que age causando a redução de um dos compostos da reação, o agente redutor será a fonte dos elétrons perdidos liberados na reação. *
-------------------------------------------------
Balanceamento da reação de oxirredução
Balancear uma reação de oxiredução é simples, assim como em outros tipos de reaçôes é necessário fazer uma igualdade. No caso de uma reação por oxiredução, igualar as quantidades de elétrons ganhos do agente oxidante com as dos elétrons perdidos pelo agente redutor.
Na primeira reação, o número de oxidação do Zn é alterado de zero (Zn) para +2 (Zn(OH)2), e o átomo de mercúrio passa de +2