relatorio de quimica
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE ENGENHARIA - TURMA A
ROTEIRO 10 - QUÍMICA
REAÇÃO DE OXIRREDUÇÃO
ANA CRISTINA FARIA NUNES 15270054 CHRYSTIAN SILVA DA CUNHA LIMA 15270036 MATHEUS VASCONCELOS RODRIGUES 15270030
RESENDE
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
OBJETIVO 5
MATERIAIS 5
PROCEDIMENTOS 6
Verificação Experimental 7
CONCLUSÃO 8
BIBLIOGRAFIA 9
INTRODUÇÃO
Oxidorredução ou oxirredução refere-se ao processo em que há transferência de elétrons entre espécies químicas (átomos e/ou íons) de substâncias que reagem ente si. Essa palavra é a junção de “oxidação + redução”, que são processos opostos, mas complementares, ou seja, um sempre depende do outro para ocorrer.
A oxidação ocorre quando o átomo perde elétrons. Visto que os elétrons são partículas negativas, a carga elétrica (Número de oxidação – Nox) da espécie que perdeu elétrons aumenta, “fica mais positiva”, por assim dizer.
Já a redução corresponde ao processo inverso, ou seja, a espécie química ganha elétrons e fica com o Nox menor, “mais negativo”.
A reação de oxirredução ocorre com transferência de elétrons
A espécie química que ganha elétrons recebe-os da espécie química que os perdeu e vice-versa. Por isso, dizemos que sempre que ocorre uma redução, ocorre também uma oxidação, e é também por isso que chamamos esses processos de reações de oxirredução.
Além disso, se uma substância oxidou, é porque a outra espécie química ocasionou isso por retirar os elétrons dela. Assim, dizemos que a substância que contém o átomo que ganhou os elétrons ou reduziu é o agente oxidante, porque ela causou a oxidação do átomo ou íon da outra substância reagente.
Por outro lado, a substância que contém o átomo que forneceu os elétrons, isto é, que oxidou, é o agente redutor, porque ele causou a redução da outra espécie química.
Resumidamente, temos:
Resumo de determinação de agente redutor e