Relação de oxi-redução
Introdução
Reações de oxirredução são reações químicas onde ocorrem transferências de Elétrons entre duas espécies químicas.
Numa reação de oxirredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.
A perda de elétrons é chamada de oxidação e o ganho de elétrons é chamado de redução. Na oxidação, o número de oxidação (Nox) do elemento aumenta (pois ele perde elétrons). Na redução, o número de oxidação (Nox) se reduz (pois o elemento ganha elétrons).
A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. A Redução, por sua vez, é o inverso e ocorre também de três maneiras: quando uma substância perde oxigênio, quando ganha hidrogênio ou elétrons.
Objetivos
Reconhecer reações de oxirredução;
Escrever e balancear equações de oxirredução;
Relacionar espécies químicas e com suas respectivas fórmulas.
Materiais
No experimento realizado no laboratório foram utilizados os seguintes materiais:
Tubo de ensaio, Bico de Bunsen, Béquer.
Reagentes
No experimento foram utilizados os seguintes reagentes:
Pedaço de cobre (Cu), Ácido Sulfúrico (H2SO4(aq)), Óxido de Cobre II (CuO), Pedaço de Ferro (Fe).
Procedimentos Experimentais
No experimento realizado no laboratório, foram feitos vários experimentos, citados abaixo:
No primeiro experimento realizado no laboratório – Reação do Cobre com Ácido Sulfúrico. Foi colocado um pedaço de cobre em um tubo de ensaio e adicionado ácido sulfúrico (H2SO4(aq)) 3,0 mol/L até cobri-lo e observado.
No próximo experimento – Reação do Óxido de Cobre II com o Ácido Sulfúrico. Foi adicionado aproximadamente 10 gotas de água a um tubo de ensaio contendo 10g de óxido de cobre II (CUO). Agitado e em seguida adicionado 5mL de solução de