A farsa de inês pereira
Estrutura da obra
A Farsa de Inês Pereira é composta de três partes:
1. Inês fantasiosa - mostra a personagem, os seus desejos e ambições, e o momento em que é apresentada a Pero Marques pela alcoviteira. Esta parte retrata o quotidiano da protagonista e a situação da mulher na sociedade da época, por meio das falas de Inês, da mãe e da alcoviteira Lianor Vaz.
2. Inês malmaridada - mostra os desgostos do primeiro casamento de Inês. Nesta parte, o autor aborda o comércio casamenteiro, por meio das figuras dos judeus comerciantes e do arranjo matrimonial-mercantil, e o despertar de Inês para a realidade, abandonando as fantasias alimentadas até então.
3. Inês quite e desforrada (separada e vingada) - a protagonista casa-se pela segunda vez e trai o marido com um antigo admirador. Aqui, experiente e vivida, Inês tira todo o proveito possível da situação que vive.
Tempo / Espaço O tempo representado na peça não é indicado. A única referência feita é do período passado desde que o Escudeiro foi à guerra até a chegada da notícia de sua morte (três meses, segundo o Moço). A maioria das cenas passa-se num mesmo espaço especificado apenas como a casa de Inês. Todos os