Volumetria de Oxidação
Maio/1978
INTRODUÇÃO
Nos últimos relatórios viemos trabalhando com algumas técnicas de volumetria, técnicas essas que nos possibilitavam a determinação com um maior grau de exatidão do número de mols contido em um determinado volume de uma soluçãopreparada em sala. No último experimento, realizamos a técnica de volumetria a partir de processos de oxi-redução, uma técnica baseada nas reações de oxidação e redução.
Em volumetria por oxi-redução, elementos como o pergamanato de potássio, iodo, dicromato de potássio e bromato de potássio são alguns das soluções padrão mais utilizadas nesses processos. Uma característica importante da volumetria por oxi-redução é a transferência parcial ou total de elétrons entre as espécies redutoras e oxidante.
O ponto de equivalência, isto é, o ponto o qual há a equivalência do numero de mols entre as substancias, que é o ponto desejado no experimento, é percebido a partir do momento em que ocorre a mudança de coloração da solução. Como no caso do experimento foi utilizado o pergamanato de potássio, a coloração apresentada será o roxo, quanto mais claro for a coloração, mais próximo estará do ponto de equivalência.
Uma característica também importante das reações de oxi-redução é o potencial-padrão do par conjugado, assim, quanto maior for o potencial-padrão de um par conjugado oxi-redutor, o oxidante teráuma maior tendência em aceitar elétrons e quanto mais baixo foor o potencial padrão, maior tendência apresenta o redutor para ceder eletros.
OBJETIVOS:
O objetivo do experimento é através da utilização da técnica de volumetria por oxi-redução, tendo como indicador o permanganato de potássio em um meio ácido, determinar a concentração de H2O2. A utilização do permanganato de potássio, como indicador tem como nome permanganatometria.
PARTE EXPERIMENTAL
Foi realizado um procedimento para determinação da concentração da água oxigenada em