Economia
INTRODUÇÃO: A partir de um momento em que um país começa a comercializar com outros, surge a necessidade de se estabelecer um controle sobre o fluxo de pagamentos e recebimentos realizados nas relações comerciais internacionais. O país deve comporta-se, então, como uma empresa que vende e compra bens e serviços, não devendo, por isso, ter prejuízo.
BALANÇO DE PAGAMENTOS: É o registro contábil das transações de um país com outros países num determinado período de tempo. Isso significa dizer, que o Balanço de Pagamentos é o registro contábil das transações entre os residentes e não-residentes de um país num determinado período de tempo.
Os residentes são as pessoas com residência fixa no país, inclusive estrangeiros, como funcionários de embaixadas, por exemplo. Estão também incluídos, entre os residentes, as filiais de empresas estrangeiras no país.
Observação: Quando se trata de Balanço de Pagamentos qualquer moeda estrangeira é chamada de divisa. Então, pode-se dizer que quaisquer transações feitas entre países envolvem compra e venda de divisas.
O sistema utilizado para registrar as transações é o sistema de partidas dobradas, para cada lançamento a débito corresponde a um lançamento a crédito e vice-versa.
ESTRUTURA DO BALANÇO DE PAGAMENTOS:
BALANÇA COMERCIAL (BC): É a conta que registra as importações e exportações de mercadorias. As importações são lançadas a débito, pois envolvem compras de divisas. As exportações são lançadas a crédito, já que envolvem a venda de divisas.
BALANÇA DE SERVIÇOS (BS): Esta conta registra as despesas e receitas decorrentes do pagamento e recebimento de fretes, juros, prêmios de companhias de seguras, royalties, etc. O critério de lançamento é o mesmo.
TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS (TU): As transferências unilaterais registra transações nas quais não há contrapartida, como as remessas de divisas feitas por imigrantes às suas famílias no exterior, doações que um país recebe