Relatorio de volumetria de oxidação
Curso em Engenharia de Materiais
Química Analítica Experimental
Nome:
Turma: G1
Datas: 22/10/2012
Título: Volumetria de Oxirredução I - permanganatometria
Objetivos
Padronização de uma solução titulante : KMnO4.
Determinação do teor de H2O2 em água oxigenada.
Introdução
Reações de oxirredução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas espécies químicas. Numa reação de oxiredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros. A perda de elétrons é chamada de oxidação e o ganho de elétrons é chamado de redução. Na oxidação, o número de oxidação (nox) do elemento aumenta (pois ele perde elétrons). Na redução, o número de oxidação (nox) se reduz (pois o elemento ganha elétrons).
Agente oxidante é o responsável por causar a oxidação de um dos compostos da reação, esse agente oxidante possui o elemento que vai ganhar elétrons, ou seja, sofrerá redução.
Agente redutor é a subtância que age causando a redução de um dos compostos da reação, o agente redutor será a fonte dos elétrons perdidos liberados na reação.
As equações das reações de oxirredução precisam ser balanceadas, desse modo, as regras são bem especificas que facilita o seu uso. Balancear uma reação de oxirredução consiste em fazer com que o total de elétrons cedidos pelo agente redutor seja igual ao total de elétrons ganhos pelo agente oxidante. Para calcular, multiplique a variação do nox pela maior atomicidade com que o elemento aparece na equação. Em seguida, inverte-se o total de elétrons perdidos com o total de elétrons recebidos e depois, escolhe-se o membro da equação em que o total de elétrons perdidos ou recebidos (coeficiente da equação) será colocado. Os coeficientes deverão estar situados ao lado do elemento cujo nox não se repete na equação.
Uma volumetria de oxidação-redução baseia-se em reações nas quais há transferência