O Fracasso de Fordilandia

424 palavras 2 páginas
Renan Lemes

O FRACASSO DE FORDLÂNDIA

Ford tinha um projeto ambicioso de construir uma cidade industrial na Amazônia onde ele pudesse produzir além dos carros a própria matéria prima; A ideia de Ford se tivesse de fato se consolidado poderia ser considerada um marco em vários aspectos no que diz respeito à sustentabilidade.
Porém Ford iniciou seu projeto cometendo um erro grave, comprou terras de um cafeicultor em uma área montanhosa e que tinha seu solo impróprio para o plantio da matéria prima mais importante para Ford a seringueira. Além de ter adquirido terras montanhosas e impróprias para o plantio da seringueira Ford pagou pelas mesmas sem a necessidade, pois, se houvesse conversado diretamente com o governo brasileiro ele teria ás conseguido de graça. Outro aspecto que culminou em primeiro fracasso de Ford foi de cultivar uma árvore não nativa do Brasil a seringueira que por esta razão estava sujeita a todo tipo de praga, além de não se adaptar perfeitamente ao clima amazônico que é muito instável. (Sustentabilidade Política e ambiental)
Após o primeiro fracasso em sustentabilidade política Ford também fracassou em sustentabilidade social, cultural e étnica quando recrutou ribeirinhos para trabalharem nas suas fabricas. Embora pareça natural que ele contratasse brasileiros para trabalharem em suas fábricas uma vez que ela estava em território brasileiro ele fracassou ao tentar implantar a maneira de trabalho a qual um americano estava acostumado, e fez isto justamente com homens que não marcavam o tempo da mesma maneira que os americanos, e jamais haviam trabalhado em uma indústria antes. Ford tentou mudar toda uma cultura popular ribeirinha e com isso implantar a americana, obviamente não deu certo, e isso gerou muitas revoltas por parte dos funcionários que obviamente se recusavam a mudarem seu modo tradicional de vida para se adequarem ao modo estrangeiro de vida. Muitas pessoas de outros estados se ofereciam para trabalhar nas indústrias Ford,

Relacionados

  • Amazônia herança de uma utopia
    869 palavras | 4 páginas
  • Amazônia herança de uma utopia
    869 palavras | 4 páginas
  • fordismo
    1744 palavras | 7 páginas