Relatorio 11
UNIDADE UNIVERSITARIA DE DOURADOS
ENGENHARIA AMBIENTAL
RELATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA
PRÁTICA 11
VOLUMETRIA DE OXI-REDUÇÃO: DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE ÁGUA OXIGENADA EM MOL/L E EM VOLUMES DE OXIGÊNIO
DOURADOS
2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE UNIVERSITARIA DE DOURADOS
ENGENHARIA AMBIENTAL
BRUNA HARUMI SALMORIA UENO, RGM: 23564
FRANCK CENTURIÃO FLEITAS, RGM: 23576
DOURADOS
2015
1. RESUMO
Essa prática foi realizada com o objetivo de determinar a concentração em volumes de uma amostra de água oxigenada através da volumetria de óxido-redução e comparar o valor encontrado com o indicado no rótulo do produto. Para isso, preparou-se três erlenmeyer de 125mL com 3mL de água oxigenada, água destilada, ácido sulfúrico e titulou-se com uma solução de permanganato de potássio 0,02mol/L até o aparecimento da coloração rósea. Após o termino do experimento verificou-se que a concentração em mol/L da água oxigenada foi de 0,825±0,021mol/L, ou seja, 9,24 volumes, o que se aproximou muito da concentração indicada no rótulo do produto (10 volumes).
2. INTRODUÇÃO
A Química Analítica Quantitativa consiste na quantificação de certa amostra através da adição de um padrão. Quando se é determinada a concentração da amostra através da adição de um volume de um determinado padrão, denomina-se Análise Volumétrica, ou também Análise Titrimétrica. Dentre os tipos de análise titrimétricas estão: Neutralização, Precipitação, Complexação e Oxirredução. No caso da aula prática experimental 11 o método utilizado é a volumetria de oxirredução.
As reações de oxirredução são aquelas em que os elementos dela participante possuem seu número de oxidação alterados pela perda ou ganho de elétrons. As reações de oxirredução são assim denominadas, pois acontecem simultaneamente, ou seja, quando um dos elementos se oxida, simultaneamente outro elemento se reduz.
Como pode ser visto