Relatorio 11
DIRETORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
Carlos Cesar Diniz
Leo Park
REAÇÕES QUÍMICAS
RELATÓRIO 11
MEDIANEIRA
2015
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 3
2 - MATERIAIS E MÉTODOS 4
3 - RESULTADOS E DISCUSSÃO 3
4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
REFERÊNCIAS 7
1 – INTRODUÇÃO
Nesta aula pratica serão feitos 7 tipos de misturas com reações diferentes utilizando 2 substancias em cada tubo de ensaio (NH4OH, Fe(NO3)3, Pb(NO3)2, KI, CuSO4, BaCl2, HCl, FeCl3, NaOH, K2CrO4).
As reações químicas são processos pelos quais um tipo de matéria se transforma em outro. Algumas reações são evidentes, uma vez que, claramente, após o processo, as propriedades das substâncias obtidas são nitidamente diferentes das propriedades das substâncias de partida. Vários são os indicativos da ocorrência de uma reação química: mudanças de cor, emissão de luz, absorção ou liberação de calor, liberação de gases ou formação de sólidos onde antes não havia etc. Pode-se dizer que a tentativa de entender, explicar e controlar as reações químicas é o principal objeto da Química e na verdade, bem antes mesmo da existência da Química, o Homem tentava entender essas transformações. Hoje, ao contrário dos antigos, temos à disposição a teoria atômica, uma teoria poderosa, que explica a estrutura da matéria.
Reações químicas em solução aquosa: AB + CD → AD + CB
Exemplo: HCl + NaOH →H2O + NaCl
O objetivo da aula prática é prever, com auxílio da tabela de solubilidade, as reações que ocorrem com formação de precipitado e identificar o ligante na reação de complexação.
2 - MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
- 7 Tubos de Ensaio
- Solução de Hidróxido de amônio – NH4OH
- Solução de Nitrato de ferro (III) – Fe(NO3)3
- Solução de Nitrato de chumbo – Pb(NO3)2
- Solução de Iodeto de potássio – KI
- Solução de Sulfato de cobre (II) – CuSO4
- Solução de Cloreto de bário – BaCl2
- Solução de Ácido clorídrico – HCl
- Solução de Cloreto de ferro