relatorio 11 qo
Resumo
Este trabalho é baseado na aula de LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA do Professor Doutor Carlos Alberto de Oliveira que envolve assuntos como compostos orgânicos, ligações iônicas e covalentes, moléculas polares e apolares, temperaturas, entre outros, através desses assuntos que desenvolvemos na quarta aula do curso de química orgânica experimental do primeiro semestre de 2015. Elaboramos um trabalho totalmente voltado ao experimento e principalmente um trabalho que mexe com a curiosidade das pessoas em descobrir e entender como é feito cada operação para o processo de determinação do índice de refração e rotação de compostos orgânicos. Como e porque acontecem ? qual a utilidade e objetivos disso ?. São algumas das questões que iremos responder e entender do funcionamento dessas substâncias. Apresentamos nosso trabalho que se baseia no experimento feito em laboratório, iremos ver quais e como são os métodos ultilizados, o cuidado que temos ter para manuseiar os equipamentos e utensílios da bancada de laboratório que são assuntos importantíssimos para o entendimento e compreensão do conteúdo.
Sabemos que hoje é de suma importância entender essa problemática em engenharias como: engenharia elétrica, eletrônica, mecânica e química. Mas o grande questionamento seria por que estudar índices de refração de compostos orgânicos? O que isso pode nos ajudar? São perguntas que tentaremos responder nesse trabalho.
Palavras-chave:Engenharia, Índice de refração e Rotação.
1. introdução
O índice de refração também é considerado um parâmetro bastante útil na identificação do meio e na determinação da pureza do mesmo. Corresponde à razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio em questão( substância ou composto ). É um parâmetro muito sensível ao estado físico da amostra, à temperatura e à pressão. Ao passar de um