dilatação linear
Paulo Renato Muller
Disciplina de Física II
Faculdade de Tecnologia Tupy Curitiba e-mail:paulorenatomller708@gmail.com Resumo. Quando corpos são submetidos a uma variação de temperatura eles sofrem um aumento ou diminuição em suas dimensões. Quando um objeto é submetido a um aumento de temperatura os átomos que formam este corpo se agitam aumentando a distancia entre si e por consequência aumentando a dimensão do objeto. Quando o objeto é submetido a uma diminuição de sua temperatura o efeito é contrário, os átomos se contraem diminuindo a distancia entre si e por consequência diminuindo sua dimensão. Objetos de materiais diferentes reagem de formas diferentes quando são submetidos a uma mesma variação de temperatura. O experimento motivador deste relatório tem a proposta de exemplificar de forma prática os conceitos teóricos abordados sobre o tema.
Palavras chave: experimento, temperatura, dimensão
Introdução
Todos os corpos existentes na natureza são formados por pequenas partículas conhecidas como moléculas. Estes corpos quando sofrem um processo de aquecimento ou resfriamento sofrem uma dilatação ou contração térmica. Este processo ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem estes corpos, quanto mais agitadas estiverem as moléculas, maior será a temperatura, quanto menor o estado de agitação molecular, menor a temperatura.
Desse fenômeno extrai-se uma consequência, que é o objeto de estudo deste relatório: Quanto mais agitadas estiverem as moléculas de um determinado objeto, mais afastadas elas estarão entre si. Como resultado há um aumento na dimensão do objeto, ou seja, quando aquecido ele sofre uma dilatação.
(0) (0) (0) (0) (0) (0)
(0) (0) (0) (0) (0) (0)
(0) (0) (0) (0) (0) (0)
(0) (0) (0) (0) (0) (0)
Temperatura inicial
Temperatura final temperatura final > temperatura inicial
O aumento na temperatura provoca agitação nas moléculas por