CONTABILIDADE GERENCIAL
Áreas de Atuação do Profissional Contábil
Uberlândia
2014.
Áreas de Atuação do Profissional Contábil
Contador Geral
Contabilidade Financeira e Gerencial
A contabilidade financeira é direcionada para a gestão financeira do capital aplicado da entidade e cuida da elaboração das demonstrações financeiras mediante princípios de contabilidade geralmente aceitos. A contabilidade financeira daria sequência a corrente da Contabilidade administrativa, desenvolvida pelos primeiros gestores corporativos americanos.
Alguns alegam que a Contabilidade Financeira na forma que é seguida pelos americanos, não se refere somente ao ramo da Contabilidade que trata do patrimônio financeiro (dinheiro), pois atualmente a Contabilidade Financeira se refere à Contabilidade voltada para os usuários externos à organização. Exatamente por se voltar para a sociedade, tal Contabilidade é estritamente regulada pela lei, na defesa dos interesses da sociedade. É característico da Contabilidade Financeira:
Elaboração das demonstrações financeiras
Observância dos princípios contábeis
Apuração do custo das mercadorias vendidas.
A Contabilidade Gerencial não é um ramo autônomo da Ciência Contábil, como a Contabilidade Financeira (Geral) ou a Contabilidade de Custos. É a integração dos conhecimentos úteis, sob o aspecto gerencial, para a tomada de decisões da administração da entidade, oriundos de vários ramos da Contabilidade e de outras ciências. É o gerenciamento da informação contábil em favor da administração da entidade.
Contabilidade Gerencial
A Contabilidade Gerencial preocupa-se com a informação contábil útil à administração. Os administradores (usuários internos) são as pessoas que se valem dessa informação. A administração utiliza-se dos dados gerenciais para planejamento, avaliação e controle adequados da organização, por meio de um Sistema de Informação Contábil.
Tanto os usuários internos (sócios e gestores)