contabilidade gerencial
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
CONTABILIDADE GERENCIAL
PONTA GROSSA
2014
INTRODUÇÃO
A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações. Ela caracteriza-se como o meio mais eficiente de fornecer informações aos gestores sobre a direção do empreendimento, a necessidade da implementação de novas tecnologias que auxiliem o processo produtivo no processo de gestão e na melhoria do controle interno. Os avanços tecnológicos e a praticidade trazida pela globalização, deu ao profissional da contabilidade maior habilidade que consequentemente facilitou a tomada de decisões gerenciais.
CONTEXTUALIZAÇÃO
1. Conceitos
1.1 Contabilidade
Usada como um meio de controle e mensuração do patrimônio empresarial, a Contabilidade, tem o como objetivo informar ao usuário o passado, o presente e futuro de sua entidade.
Gomes (2007, p. 1) define a contabilidade como “a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante registro, demonstração e interpretação dos fatos nele ocorridos”.
Segundo Iudícibus (1995, p. 137), a contabilidade pode ser conceituada como sendo: “[...]o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica, financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação.”
Já para Marion (1998, p. 24), a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões