Universo Indígena na Atualidade
Naylane Barbosa de Jesus
Patrícia Sousa
UNIVERSO INDIGENA NA ATUALIDADE
Valença
2013
UNIFACS
Naylane Barbosa de Jesus
Patrícia Sousa
UNIVERSO INDIGENA NA ATUALIDADE
Trabalho solicitado pela professora Anamaria Morales da disciplina Antropologia e apresentado para avaliação do I semestre no curso de Serviço Social, da Faculdade de Salvador – UNIFACS.
Valença
2013
INTRODUÇÃO
O homem desde os primórdios dos tempos tenta melhorar suas condições de vida no planeta. Descobriram o fogo, criaram mitos para explicar os fatos que até então eram inexplicáveis, formaram sociedades distintas, inventaram as casas, os carros, etc. Hoje é capaz de se fazer quase tudo pela internet, é possível criar novas amizades, ler livros, assistir a filmes, é possível até cursar uma faculdade através da modalidade EAD (Ensino a distância). Porém, na "aldeia global" em que vivemos, outras culturas que devem ser preservadas, como o caso de algumas tribos de índios brasileiros, tem contato com o “homem civilizado” e com a internet, fazendo com que eles tentem se inserir nesse mundo globalizado.
Um exemplo claro dessa modernidade é a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, que é responsável por inúmeras cenas públicas de tensão, desde a idealização inicial de seu projeto. A polêmica obra, que se situa no Rio Xingu, no Estado do Pará, é vítima de diversas críticas principalmente devido a seus impactos socioambientais, que provoca protestos das populações ribeirinhas e indígenas, assim como dos ambientalistas e dos acadêmicos.
Guardadas as devidas proporções, assim como nas outras regiões do mundo, do Brasil e da Amazônia, as tecnologias invadiram o dia a dia das pessoas, seja pela mera cópia de um CD pirata, seja pelos aparelhos sofisticados que passaram a fazer parte da vida pessoal e profissional dos indivíduos na