Antropologia e Cultura Brasileira
Pode-se afirmar que a antropologia promove um processo de educação ininterrupto, pois estimula a compreender o “outro” e suas diferenças, como a perceber as diversas possibilidades de ser e estar no mundo.
Por que a antropologia não prioriza o estudo apenas da civilização ocidental, mas de todos os tipos de culturas existentes no planeta.
Resposta
(dissertativa) Feedback da resposta:
[Sem Resposta]
Pergunta 2 O termo patrimonium era definido pelos antigos romanos, há milênios, como: “direito à herança”.
Na cultura romana da antiguidade, o termo patrimônio estava ligado à noção de:
Resposta
Resposta Correta:
e) patriarcado
Feedback da resposta: A palavra patrimônio integrava a noção de herança, que era atribuída aos pais de famílias nobres (a herança via paternidade – a sociedade herdava a herança via patriarcado – o chefe da família). O termo patrimônio na cultura romana da antiguidade estava ligado: à noção de patriarcado.
Pergunta 3 Observe os seguintes textos extraídos de trechos da Carta de Pero Vaz de Caminha:
Texto 1
Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa seriam logo cristãos, visto que não tem nem entendem crença alguma, segundo as aparências.
Texto 2
E, portanto, se os degredados que aqui hão de ficar aprenderem bem a sua fala e os entenderem, não duvido que eles, segundo a santa tenção de Vossa Alteza, se farão cristãos e hão de crer na nossa santa fé, à qual praza a Nosso Senhor que os traga porque certamente esta gente é boa e de boa simplicidade.
Texto 3
E imprimir-se-á facilmente neles todo e qualquer cunho que lhe quiserem dar, uma vez que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons.
A partir da leitura dos textos 1, 2 e 3, considere as asserções abaixo sobre a Carta de Pero Vaz de Caminha:
I. A carta demonstra que as diferenças culturais foram aceitas completamente pelos portugueses e, esta carta está longe de ter um caráter