Cera perdida
Cera perdida/Microfusão
Araucária
2013
Resumo
O processo de fundição por cera perdida se faz da seguinte forma:
Primeiramente se pega o modelo que se deseja reproduzir e fazem-se matrizes metálicas para fazer modelos em cera ou resinas plásticas. Com os modelos já prontos colocam-se eles em uma haste de cera por fusão com a ajuda de uma espátula aquecida. Obtendo-se o que se denomina árvore de modelos ou cachos.
Essas árvores são lavadas para retirar toda impureza e em seguida são mergulhadas em um banho cerâmico, drenadas e a seguir coloca-se sobre essa lama úmido material refratário granulado seco que fica grudado. Esse procedimento é realizado varias vezes até se obter uma casca com a espessura desejada.
Após esse revestimento cerâmico se faz a deceragem que consiste em aquecer a arvore de modelos onde a cera sairá por fusão do interior dos moldes. Depois da deceragem leva-se a arvore para um forno para realizar a calcinação em alta temperatura, onde seca completamente, após isso se faz o vazamento do metal nesses moldes.
Depois de frios, os moldes são quebrados por meio de equipamentos vibratórios. Em seguida é feita a limpeza com jato de areia e as peças são separadas com o uso de discos de corte se houver alguma saliência na peça ela será removida por lixamento.
Após a inspeção das peças para ver se há defeitos, elas já estão prontas para ser enviadas ao cliente.
Sumário Introdução 4 Microfusão/Cera perdida 5 1 Introdução ao Processo 5 2 História 5 3 Aplicações desse processo 6 4 Modelos 6 4.1 Modelo da construção da árvore: 6 5 Revestimento cerâmico 7 6 Deceragem 7 7 Fusão e vazamento 8 8 Remoção do molde e Acabamento 8 9 Esquema do processo de fundição de precisão 8 10 Vantagens e desvantagens 9 10.1 Vantagens 9 10.2 Desvantagens 9 Conclusão 10 Referências Bibliográficas 11
Introdução
O presente trabalho tem o objetivo de