trabalho cera perdida
Definição
Microfusão é um processo de fundição que consiste na reprodução de uma peça originariamente em cera, que é recoberta com material cerâmico, formando um molde que após a retirada da cera, fica oco e serve como base para o preenchimento de metais. Internacionalmente a microfusão é conhecida como Investment Casting e no Brasil, também é conhecida como "Cera Perdida" ou “Fundição de Precisão”.
Breve Histórico Sua origem é milenar. Já está comprovada a fundição de metais, pelo método de microfusão, pelos egípcios a aproximadamente 4.000 anos a.C. Artefatos microfundidos foram encontrados na região Mesopotâmica, Grécia e no continente americano, principalmente na época pré-colombiana, onde as civilizações Maias, Astecas e Incas, já possuíam jóias, estátuas e artefatos diversos em metal feitos pelo processo de microfusão (cera perdida ou investment casting). Após muitos séculos de decadência e estagnação tecnológica, está técnica produtiva voltou a ser utilizada para produção de peças onde a necessidade de muito detalhamento, aprimoramento dimensional e reprodução de finos detalhes, se faziam necessários. No período da Segunda Grande Guerra Mundial, os alemães utilizaram este processo maciçamente na fabricação de peças para armamentos, pois a precisão dimensional obtida pelo processo de microfusão é superior a fundição convencional.
Evolução das Aplicações do Processo de fundição por Cera perdida
Hoje em dia utiliza-se muito o processo de microfusão para a produção de jóias finas, com detalhes cada vez apurados, sem falar é claro, que esta técnica agora aperfeiçoada, proporciona a produção de peças feitas em ligas metálicas especiais, ligas muito resistentes a oxidação, caras e de difícil fabricação por outros métodos que não seja pelo processo de microfusão (cera perdida). Tudo isso devido a sua capacidade de reproduzir peças com tolerâncias dimensionais centesimais, melhorando sensivelmente a reprodução de detalhes