Fundi O
{
Módulo 4 – Processos de fabrico
Trabalho
Trabalho realizado realizado por por :: Gonçalo
Gonçalo
Ferreira
Ferreira
Nº
Nº :: 23
23
Turma
:
Turma : TMIE-1
TMIE-1
Na metalurgia, a fundição é o processo de vazar metal líquido num molde, que contém uma cavidade com a forma desejada, e depois permitir que arrefeça e solidifique. A parte solidificada é também conhecida como peça fundida, que é ejetada do molde ou tem o molde quebrado para completar o processo.
Processo da fundição
Consiste na elaboração do molde com areia húmida modelada pelo formato do modelo da peça a ser fundida. É o método mais empregado na atualidade, serve para todos os metais. É especialmente apropriado para peças de tamanho pequeno e médio. Não é adequado para peças grandes, de geometria complexas, nem para acabamentos finos, pois ficam as marcas da areia, e sua tolerância dimensional é reduzida.
Processo de fundição em areia verde
Cera perdida é um método de escultura por moldagem.
Em primeiro lugar, cria-se a escultura em cera, muitas vezes cera de abelha. Em seguida, coloca-se a escultura dentro de alguma caixa ou buraco e preenche-se o espaço com concreto ou material semelhante, deixando, contudo, um buraco entre a escultura de cera e o ar. Em seguida, aquece-se essa forma e a cera evapora, deixando o molde da escultura. Por fim, coloca-se bronze ou outro material no molde. Quando o bronze esfria, quebra-se a fôrma e a escultura está pronta.
O processo de cera perdida também conhecido como
Microfusão é um processo muito utilizado por joalherias para a fabricação de jóias, pois esse processo permite que um nível de detalhamento muito maior que o processo normal de fundição.
Fundição em cera perdida
Desvantagens em areia verde : Não é adequado para peças grandes, de geometria complexas, nem para acabamentos finos, pois ficam as marcas de corrugamento da areia, e sua tolerância dimensional é reduzida
Fundição em coquilha de baixa pressão
Vantagens e