Trabalho Fundi O
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Graduação e Educação Profissional – Engenharia Mecânica
Campus Cornélio Procópio
Fundição de Ferro Fundido e Aço
Camilo Ernesto Ribeiro Sousa
1477854
Cornélio Procópio – PR
(2015)
Fundição de ferro fundido e aço
O processo de fundição do ferro e do aço é o mesmo, ele começa com a obtenção do minério de ferro como a hematita e a magnetita que são os minérios de ferros mais comuns, após isso o minério é colocado em um alto forno junto com os fundentes que retiram as impurezas e formam a escória e o coque, que serve para a inserção de carbono no ferro mas principalmente como combustível.
Imagem 1: Alto Forno. Fonte: AVG Siderurgia
Do forno são retirados o ferro gusa e a escória que são impurezas separadas do ferro durante o processo, o ferro gusa que sai do forno ainda não é um ferro comercial pois tem muitas impurezas ele passa por convertidores que atravessam a gusa no oxigênio fazendo ela se oxidar eliminando as impurezas que sobraram.
Imagem 2: Ferro gusa sendo despejado em um forno panela. Fonte: Tecnologia dos Materiais – Obtenção do Ferro Gusa, Aço e FoFo (ferro fundido).
Na imagem 3 temos um fluxograma de todo o processo de obtenção do ferro e aço, neste caso depois do forno panela o metal passa por um lingotamento e por um laminados para virar fio-máquina.
Imagem 3: Fluxograma de produção do Ferro Fundido e Aço. Fonte: Escola Técnica de formação Profissional - Meta
A diferença entre o Ferro Fundido e o Aço é a porcentagem de carbono enquanto o Aço tem 0 a 2% de carbono o Ferro Fundido tem de 2% a 4%
Imagem 4: Diagrama ferro-caborno. Fonte: Equilíbrio Ferro- -carbono MSPC Engenharia.
Ferro Fundido
Para a produção de peças de ferro fundido o metal líquido é despejado num molde, que tem o perfil da peça. Para se construir um molde (Imagem 4) em areia é necessário primeiramente se fabricar o modelo e os