Processo de Fundição
Nome: Gustavo Lacerda (2)
Nome: Raphael Fresneda (2)
Nome: Robson Bognar (2)
(1) Trabalho técnico referente à disciplina de Fundição – SENAI Nadir Dias de Figueiredo – Osasco – SP - 1º semestre de 2012
(2) Alunos do Curso Técnico em Metalurgia – Turma 3NA
1. INTRODUÇÃO
Fundição de Precisão (Cera perdida)
Como você já sabe, produzir peças por fundição é basicamente fazer um modelo, fazer um molde a partir desse modelo, e vazar (despejar) metal líquido dentro do molde.
O que diferencia um processo do outro é tanto o modo como o metal líquido é vazado (pode ser por gravidade ou pressão) quanto o tipo de moldagem utilizado (em moldes de areia ou em moldes metálicos).
Por outro lado, a escolha do processo é determinada principalmente pelo tipo de produto final que você quer obter. Assim, se você quiser produzir um produto fundido com determinado peso máximo de 5 kg, formato complexo, melhor acabamento de superfície e tolerâncias mais estreitas em suas medidas, ou seja, um produto com características aliadas à qualidade do produto usinado, será necessário usar o processo de fundição de precisão.
Por esse processo, pode-se fundir ligas de alumínio, de níquel, de magnésio, de cobre, de cobre-berílio, de bronze-silício, latão ao silício, ligas resistentes ao calor, além do aço e do aço inoxidável para a produção de peças estruturais para a indústria aeronáutica, para motores de avião, equipamentos aeroespaciais, de processamento de dados, turbinas a gás, máquinas operatrizes, equipamentos médicos, odontológicos, ópticos etc.
2. ETAPAS DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO DE PRECISÃO PELO SISTEMA DE CERA PERDIDA
A partir da matriz:
1. A cera é injetada no interior da matriz para confecção dos modelos;
2. Os modelos de cera endurecida são ligados a um canal central;
3. Um recipiente metálico é colocado ao redor do grupo de modelos;
4. O recipiente é enchido com