Cera Perdida
Apresentação
Slide 2 definição: A fundição por cera perdida (ou microfusão) uma técnica de fundição e pode ser considerada uma arte milenar. Apesar de ser uma técnica muito antiga, tem sofrido uma grande evolução e foi muito aperfeiçoada, especialmente desde a revolução industrial. é uma técnica utilizada para fabricar objetos, em que o metal ou liga metálica são sujeitos a altas temperaturas, e quando se encontram em estado liquido, o metal é vazado para um molde que representa o objeto que se pretende reproduzir.
Slide 3
Este processo é muito utilizado onde se necessita fabricar peças com precisão dimensional em grande quantidade, com bons acabamentos e com dimensões e geometrias complexas e rigorosas. Alguns exemplos são: peças aeronáuticas, componentes de motores de avião, peças para carros, máquinas operatrizes e equipamentos para processar alimentos. Consegue-se fabricar muitas peças de uma única vez. Neste processo, o molde e modelo são destruídos.
Slide 4
Uma peça esculpida ou reproduzida em cera é agrupada no que chamamos "árvore", ou seja, um bastão central de cera (caule) ao qual se unem todas as peças, fixadas por meio de um gito (tronco).
Slide 5
Sobre os modelos é depositada uma pasta refratária ou lama (feita de areia fina, sílica ou zirconita mais um aglomerante), que pode ser constituída por várias camadas, formando o molde.
Slide 6
Quando o molde endurece, ele é aquecido para que a cera derreta e seja retirada do molde podendo ser novamente aproveitada.
Slide 7
Após a retirada da cera, o metal líquido é vazado no molde.
Slide 8
Após a solidificação do metal ou liga, o molde é quebrado e são retiradas as peças, as quais são separadas do canal central e feito o acabamento final.
Slide 9
-Possibilidade de produzir peças em massas mesmo nos formatos mais complicados que seriam muito difíceis e ate mesmo impossíveis de serem reproduzidos pelos processos convencionais de fundição.
-Possibilidade de conseguir detalhes precisos de construção