Cera Perdida
Molde Metálico É o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça.
Misturador
Os Misturadores são constituídos por uma pequena cuba, cujo fundo é constituído por placas intercambiáveis de fundição dura, e no qual um ou vários rolos ou cilindros de superfície lisa ou com canais girando sobre a areia exercem uma ação de compressão e mistura. No caso do processo de fundição por cera perdida ele também é o local onde a parafina é derretida e misturada ao breu. Quando a parafina esta no estado líquido, é adicionado o breu. Para garantir que não haja inclusões nas peças finais, deve-se garantir que a mistura (parafina + breu), esteja limpa, e homogeneamente derretida e misturada.
Injetora
Onde são colocadas as ferramentas, que nada mais são do que o negativo das peças originais, a cera é injetada na ferramenta onde permanece o tempo suficiente para garantir a desmoldagem, o tempo que a cera permanece na ferramenta, é calculado visando maior produtividade com máxima qualidade.
Espátula Aquecida
A espátula aquecida é utilizada na ligação da camada superficial do canal de alimentação derretida com a base do canal de modelos. Quando a cera do canal de alimentação se solidifica as peças ficam “soldadas” formando o que é chamado de cacho.
Tanque de Imersão
No tanque de imersão são realizados os seguintes processos:
Realizados antes da passagem pelo forno: Lavagem: O cacho é mergulhado em uma solução de água e desengraxante, e posteriormente emergido somente em água, garantindo dessa forma, que não fique nenhum tipo de sujeira na superfície dos modelos, e um ótimo acabamento no produto final.
Banho Cerâmico: cachos são mergulhados em uma lama cerâmica que tem sua viscosidade controlada e antes que a lama seque o cacho é banhado em uma areia fina que reveste toda a superfície das peças. Esse cacho fica secando