Corrosão - Reação de oxirredução
CURSO TÉCNICO DE PETRÓLEO E GÁS
ALUNO: ROSELANY CORTÊS DE CARVALHO
RELATÓRIO PÓS-LABORATÓRIO:
CORROSÃO – REAÇÃO DE OXIRREDUÇÃO
Natal, Maio de 2013
1. OBJETIVO
A prática laboratorial tem como objetivo a compreensão da corrosão de matérias, entendendo como funciona a corrosão e as reações de oxirredução através do preparo de soluções e exposição de materiais metálicos a estas soluções.
2. INTRODUÇÃO
Diariamente, nós descobrimos em nossas casas, vários locais onde aparece o resultado da ação do que se costuma chamar de “ferrugem”. Apesar de pintar grades, partes metálicas da bicicleta, engraxar peças de máquinas, etc., nós continuamos perdendo para essa “ferrugem”. Em fábricas, escolas técnicas e laboratórios, são feitos estudos e testes para diminuir ou tentar eliminar a ação de substâncias que provocam a corrosão metálica. Os materiais, em contato com o meio modificado ou não pela ação do homem, são corroídos, isto é, atacados quimicamente por esses meios, sofrendo alterações prejudiciais. Os prejuízos devido à corrosão são observados nos metais, quaisquer que sejam os tipos de uso, como em refinarias, instalações industriais e embarcações, devido à ação dos gases, dos líquidos e dos sólidos.
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO
Reações de oxirredução são reações químicas onde ocorrem transferências de elétrons entre duas, ou mais espécies químicas. Numa reação de oxirredução sempre há perda e ganho de elétrons, pois os que são perdidos por um átomo, íon ou molécula são imediatamente recebidos por outros.
A perda de elétrons é chamada de oxidação e o ganho de elétrons é chamado de redução. Na oxidação, o número de oxidação (Nox) do elemento aumenta, pois ele perde