Sistemas redox
Reação Redox: São aqueles processos químicos que envolvem transferência (troca) de elétrons de uma molécula, átomo ou íon para outro reagente.
OXIDAÇÃO: perda de elétrons por parte de uma espécie
REDUÇÃO: fixação (ganho) de elétrons por parte de uma espécie
AGENTE OXIDANTE ou oxidante: substância que promove uma oxidação ao mesmo tempo em que ela se reduz no processo: bom aceitador de elétrons.
AGENTE REDUTOR ou redutor: substância que doa elétrons promovendo a redução de outra substância e ela é oxidada no processo: bom doador de elétrons.
Ex. Fe3+ + Cu+ Fe2+ + Cu2+
Ag. Oxidante Ag. Redutor
As reações redox acontecem simultaneamente: sempre deve haver um redutor que doe elétrons e um oxidante que os aceite.
Quando falamos sobre reações de oxirredução, estamos considerando uma classe muito importante de reações químicas com aplicações em diversas áreas. Essas reações envolvem transferências de elétrons entre espécies químicas. As espécies que perdem elétrons sofrem reações de oxidação enquanto que as espécies que ganham elétrons sofrem reações de redução.
Nestes processos as reações de oxidação e redução ocorrem simultaneamente e por isso são chamadas de oxirredução.
Quando uma reação de oxirredução ocorre espontaneamente, a energia liberada é utilizada para executar trabalho elétrico. As células voltaicas ou galvânicas são tipos de aparelhos ou dispositivos onde este trabalho elétrico é produzido espontaneamente a partir da transferência de elétrons através de um circuito externo. Neste caso os elétrons fluem do anodo para o catodo, consequentemente, o anodo é negativo e o catodo é positivo. Os elétrons não conseguem fluir através da solução, eles têm que ser transportados por um fio externo. A força eletromotriz ou potencial da pilha de uma célula voltaica depende das chamadas semicélulas, ou seja, das reações do catodo e do anodo envolvidos no processo. Se todas as combinações possíveis