Psicologia social
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA – IESFAVI
PAULO FERNANDO CORRÊA
PSICOLOGIA SOCIAL
VITORIA, 2013
ASSOCIAÇÃO VITORIANA DE ENSINO SUPERIOR - AVIES
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO AVANÇADA DE VITÓRIA – IESFAVI
PAULO FERNANDO CORRÊA
PSICOLOGIA SOCIAL
Resenha sobre o título “o que é psicologia social”, para matéria “psicologia social” do professor Cleilson Teobaldo dos Reis.
VITORIA, 2013
INTRODUÇÃO:
“Nós, os seres humanos somos animais sociais. Vivemos em grupos, sociedades e culturas. Organizamos as nossas vidas em relação com outros seres humanos e somos influenciados pela história, pelas instituições e pelas atividades.”
(http://caminhandopsicologia.no.comunidades.net)
Conforme registros, a psicologia social apareceu por volta do século XX através da publicação do livro, Psicologia da Massas (La Psychologuie des Foules) de Gustave Le Bom em 1895 e logo após, em 1908, os americanos William MacDougall (psicólogo) e Edward A. Ross (sociólogo), publicaram um livro intitulado Psicologia Social (Social Psycology, 1908).
Defendendo a tese do “Espaço Vital”, Kurt Kewin (1890-1947) consagrou os últimos 8 anos da sua vida à psicologia social revolucionando-a de forma que muitas descobertas surgiram incentivando assim, mais e mais aos pesquisadores. Dado a esta consagração à psicologia social, recebeu o título, por muitos, de “Pai da Psicologia Social Moderna”.
ENTENDENDO O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL:
A Psicologia Social é uma ciência que se baseia no estudo científico das manifestações comportamentais entre uma pessoa com outras pessoas e também do comportamento de todo o grupo, a forma de se relacionar dentro e fora do grupo que ele vive.
A história científica da psicologia social é marcada pela diferença que há entre o aspecto social e o individual, do que envolve quando somos membros de um grupo e, ou, quando estamos fora deste grupo. Sua função é revelar