Psicologia social
1) Explique como a dicotomia indivíduo-grupo é compreendida pela psicologia social no texto “Recortes em torno da psicologia social”?
A Psicologia Social é uma ciência híbrida pelo fato de se atribuir tanto ao individuo quanto ao grupo. A psicologia social do grupo está atrelada ao superego onde prendemos as regras sócias e morais para que possamos conviver na sociedade corretamente, e a psicologia social individual estuda a vida mental do individuo , modelo , objeto oponente e a relação com o outro .
2) Como é concebida a relação indivíduo/sociedade na: Psicologia social estadunidense e na Psicologia social crítica ? A psicologia social estadunidense busca na nas questões morais do indivíduo a formação de valores e crenças na sociedade bem como o entendimento de questões sobre seu desenvolvimento econômico e cultural, ou seja, esse estudo da psicologia social faz parte da ideologia liberal. A psicologia social crítica questiona os modelos teórico-metodológicos da Psicologia Social Americana e fundamenta-se no materialismo histórico-dialético, baseando-se principalmente nas diferenças das condições econômicas e sociais de vida das pessoas.
3) No texto “Psicologia social no Trabalho”, escolha um dos 4 exemplos sobre as “formas de fazer Psicologia social”, e comente-os explicando de que forma é possível ao o psicólogo atuar para além de uma “perspectiva adaptacionista” no campo da psicologia do trabalho.
No exemplo 4, aborda sobre a necessidade que as comunidades sofrem a respeito dos riscos sociais que nelas possuem, como por exemplo, esgoto a céu aberto, falta de energia elétrica. Isso, causa em seus moradores, sofrimentos tanto físicos quanto mentais. A partir disso, o psicólogo começa a atuar para auxiliarem os sujeitos e tentarem analisa-los o por que deste sofrimento, incentivando e mostrando caminhos para que no futuro consigam reverter a tal situação periclitante nessas periferias totalmente desassistidas pelo poder público.