Trabalho direito
A adequada gestão dos riscos à saúde e segurança dos colaboradores é um dos aspectos de grande atenção da indústria produtora de aço em todo o mundo. A saúde e segurança no trabalho tem fundamental importância para sustentabilidade no setor, e a manutenção de medidas para prevenção de acidentes e minimização dos riscos tem impacto significativo e direto no bem- estar dos colaboradores e no desempenho das empresas.
As áreas responsáveis em cada uma das empresas, acompanhadas pelos respectivos comitês, desenvolvem ações que incluem investimento contínuo em equipamentos e treinamentos, inspeções regulares de segurança, sistemática de análise de acidentes, entre outras. São medidas direcionadas a todos os trabalhadores das empresas, sejam empregados ou terceiros.
Uma parte significativa das empresas do setor (responsáveis por 62,7% da produção) tem suas operações certificadas na OHSAS-18001, reconhecido padrão de avaliação e certificação de sistemas de gestão de saúde e segurança, que envolve uma série de normas cujo objetivo principal é auxiliar as empresas no controle dos riscos de saúde e segurança para os funcionários. Parte dessas empresas, que juntas representam 31,2% da produção de aço bruto considerada no período, possui também certificação SA-8000, primeira norma voltada para a melhoria das condições de trabalho, abrangendo os principais direitos dos trabalhadores (saúde e segurança, liberdade de associação, limite de horas de trabalho, compensação, garantias contra trabalho forçado, discriminação e trabalho infantil).
A OHSAS 18001 foi desenvolvida com compatibilidade com a ISO 9001 e a ISO 14001, para ajudar a sua organização a cumprir com suas obrigações de saúde e segurança de um modo eficiente.
As áreas chave a seguir são enfocadas pela OHSAS 18001: * Planejamento da identificação de perigos, avaliação de riscos e controle dos riscos * Estrutura e responsabilidade * Treinamento, conscientização e competência