Trabalho de Teoria do Direito
1. Pense nas guerras que assolaram a humanidade. Quais seriam, de um modo geral, os motivos que levaram os homens aos campos de batalhas? Quais são as consequências da guerra para uma nação?
Os principais são hegemonia política e, principalmente econômica, disputa territorial, ideologias, questões religiosas e étnicas, dentre outras. A guerra enfraquece a nação, de modo que assola a economia e a sociedade em si, destruição em massa de vidas, bens, sonhos e projetos, dependência de outra nação a fim de reparar os estragos sofridos, alargamento das relações internacionais, etc.
2. “A guerra é igual fogo, aqueles que não querem mais depor as armas, acabaram por elas consumidas.” (p. 35) - Argumente a ideia contida nesta frase.
Tal expressão se refere à preparação e ao conhecimento que se deve ter sobre uma guerra antes de se propor entrar nela, pois sem preparação certamente irá ter sérios prejuízos. E em comparação ao fogo ira ser consumido e derrotado. Além de destacar que muitas nações ingressam num conflito sem conhecer suas próprias armas. De modo geral podemos entender também que nem sempre o conflito bélico é a única saída ou solução e muitas vezes as divergências poderiam ter sido diluídas no campo da diplomacia.
3. A obra fala das virtudes necessárias a um general. Quais seriam essas virtudes? Qual a importância o general em uma guerra? Pesquise e discute em sala sobre alguns dos grandes generais que a história teve. Fale sobre sua importância.
Um general deve ser sábio para criar situações que lhes sejam favoráveis, deve ser prudente, conhecer seu inimigo, seu campo de batalha e principalmente deve ter o respeito e confiança de seu exercito, pois quando há muito murmúrio, ruminações e falta de disciplina, o general já perdeu a lealdade de seus soldados.
4. “Todos os soldados cativos devem ser tratados com magnanimidade e sinceridade para que possam vir a servir-nos.” (p.38) Existem leis que protegem eticamente os