Geomorfologia
A Geomorfologia é a ciência que estuda o surgimento e a evolução dos relevos sobre a superfície terrestre. A evolução dos relevos seguem fatores de processos exógenos (modeladores), endógenos (formadores de relevo). Os processos endógenos são referentes às placas tectônicas e à geologia. A geomorfologia compreende uma área de estudos da Geografia, tem o objetivo de estudar, identificar e analisar as formas da superfície terrestre em seus aspectos cronológico (pois estima-se o período temporal de mudanças em determinados terrenos), morfolológicos, morfométricos e dinâmicos.
Toda superfície terrestre (relevo) possui aspectos passados, presentes, gerados e modificados pela natureza e pelas ações do homem. As formas das paisagens é o elemento central dos estudos em geomorfologia, pois acredita-se que o resultado de uma paisagem é proveniente da dinâmica da litosfera.
Sabe-se que o relevo de todo o planeta Terra apresenta depressões e saliências resultantes de eras geológicas passadas, tais saliências abrangem montanhas, planaltos, planícies, chapadasm cuestas e depressões periféricas.
Dentro da geomorfologia há campos de estudos específicos como a geomorfologia climática, que estuda as influências que o clima pode exercer sobre o desdobramento do relevo, em virtude da ocorrência de ventos e chuvas na modelação da superfície da Terra. Há também a geomorfologia fluvial em que se estuda a influência sofrida nos relevos em virtude da dinâmica dos rios. A geomorfologia de encostas estuda a acomodação, estabilidade e condicionamento da base de montanhas e encostas.
Estruturas e formas do relevo
Principais formas do relevo: Montanhas : São as formas mais elevadas do relevo. Podem ser formadas por dobras, falhas ou vulcões
Planaltos : áreas de altitudes variadas e limitadas, em um de seus lados, por superfície rebaixada. Os planaltos são originários das erosões provocadas por água ou vento. Os cumes dos planaltos são ligeiramente nivelados.