A comunicação no Processo de Seleção de Pessoas
Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.
No processo de seleção a comunicação constitui uma das ferramentas mais importantes que os líderes têm à sua disposição para desempenhar as suas funções de influenciar.
Saber expressar-se, fazer-se entender, ser simpático e elegante na linguagem pode ser uma grande ferramenta para garantir boas negociações.
Através da comunicação durante o processo seletivo é que o entrevistado vai expressar quem é, quais são suas competências e atitudes.
Mesmo nas vagas disponibilizadas em um processo seletivo em que o contato direto com o público não é exigido, a comunicação é essencial. É na conversa que o entrevistador irá conhecer o candidato, diferente da competência que é analisada através do currículo, ou seja, o entrevistador irá conhecer a pessoa “por trás do papel”.
Existem vários fatores que interferem durante o processo da comunicação, dentre eles o timbre, a altura, a dicção, a velocidade da fala, a melodia vocal, entre outros aspectos que integram a chamada psicodinâmica vocal.
"Esses fatores expressam, acima de tudo, credibilidade no que está sendo falado. “Quando se tem uma boa dicção, por exemplo, existe uma melhor organização no que está sendo dito”
De acordo com alguns especialistas, quem pretende dominar a arte da comunicação deve seguir, antes de tudo, algumas regras para conseguir superar o medo e ter concentração. São elas:
Movimente-se com calma e respire;
Identifique as qualidades de sua comunicação;
Não discurse, converse;
Pratique a comunicação com outra pessoa;
Seja você mesmo.
A capacidade de se comunicar bem é uma exigência de mercado, que procura pessoas com qualificações profissionais, competências multifuncionais e